quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

É Natal...-o texto saudosista-


Pois é... é natal... Não pareço muito empolgada, e realmente não estou. Para mim acontece tudo junto - aniversário dia 23.12 depois vem natal 25.12 depois ano novo 31.12. O fato é que essas datas comemorativas principalmente o natal que tende ser o dia de celebração, de comunhão deixam aqueles que não tem com quem ter uma comunhão com uma certa crise existencial; Não digo que esse seja meu caso, pois tenho muitas pessoas que me amam e que amo por perto e agradeço muito isso, mais se tem algo acontecendo que não é muito bom, esse justo dia que jesus nasceu é a data propício para exacerbação do fato.
Ano novo então, mesmo que as coisas estejam muito bem as mil maravilhas, sempre estou mal. Não sou muito dada a mudanças, não sei porque, uma boa parte de mim conhece a importância dela na vida porém a outra parte (predominante) tem um receio gigante das coisas que mudam. Ano novo é sinônimo de mudanças, da promessa para nós mesmos que tudo que não está de acordo na nossa vida tende a ser mudado. Sim isso me assusta!
Friamente pensando, nunca fiz listas de coisas a serem feitas nem planos mirabolantes, promessas audaciosas. Só pulo minhas 7 ondinhas e fico deprimida, mesmo não sabendo o porque, é assim des de criança.
Natal ja é ao contrário durante anos esperava a data ansiosamente, montava a árvore numa alegria imensa, organizava o amigo secreto e me divertia tentando descobrir quem tirou quem.
Ficava contente a cada toque da campanhinha pois era uma pessoa mais queria que a outra chegando e depois aquela bagunça organizada de comida na mesa...uma fartura exagerada de comida, bebida, fruta, então as crianças (sim me incluia pois o máximo que cheguei nessas festas foi pré adolescente) pegavam o prato e iam comer na sala na frente da televisão pois ás vezes não cabia todos na mesa. Hoje pensando, vendo os vídeos - sim saudosista- percebo o quanto aquilo foi e ainda é importante para mim e como era bom viver tudo isso sem ter a noção da devida importância.
Hoje as coisas mudaram, alguns fatos propiciaram a divisão dessa festa na casa de várias pessoas a era de ouro do natal se foi para mim, por enquanto, espero um dia reunir todos e a parte nova da família que chega a cada ano.


Um comentário:

Unknown disse...

Quando descobrimos a essência da vida, encolhemos diante dos nossos erros.
Entra ano e sai ano, penso: só posso viver com aquilo que me pertence.
Nessa breve viagem mundana, chuto a bola pra frente, empurro um dia de cada vez, agradecendo, e com o copo na mão.