sábado, 15 de novembro de 2008

Auto ajuda nociva


Sempre tenho uma impressão ruim quando o assunto é livro de auto ajuda, mas ainda assim acreditava que essas fórmulas óbvias, vistas muitas vezes como o caminho da felicidade ainda poderiam ajudar - mesmo que de forma incerta- seus leitores. (estava errada)

Um dia desses, ouvindo alguns comentários, de uma leitora acídua em relação a história que estava lendo, percebi o quanto essa literaruta pode ser prejudicial. Resumindo bem, o livro espiritualizado relata a história de uma menina que com seus vinte e poucos anos, ao abrir uma encomenda do correio se depara com uma bomba que estoura seus tímpanos e a faz perder metade do braço. A jovem conta que tudo isso e outros acontecimentos - situações houveram sido previamente planejados, por ela mesma para direcionar sua evolução.

Percebi conhecendo um pouco dessa leitora que a mensagem foi recebida mais ou menos assim:

-" Se eu não consigo me relacionar verdadeiramente com as pessoas, se minha vida está estagnada, se o amor que tanto espero não aparece isso não é motivo para me chatear, ou me deixar abalar pois devo ter escolhido isso para meu caminho, devo aguentar pois será para o meu bem".

Pronto! A semente do conformismo foi plantada na alma e obedecendo ao fluxo natural, tende a crescer, gradativamente, acabando por atrasar qualquer movimento que leve à evoluçao .Então a leitora - caçadora de consolo- acha o seu. Aí esta o perigo, a acomodação consentida. É a apatia perante aos fatos que exigem grande esforço para serem superados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hola Priscilla tudo bem?
Alguém me pediu para ler o seu blog.O que ocorreu de pronto.
Não sei porque acho que sou eu a leitora assídua,que lê alguns livros de auto-ajuda.
Na verdade,eu odeio livros de auto-ajuda e realmente o que relatei em relação a mulher de 30 e poucos é que existiu um respaldo para que tal caso ocorresse.Havia um motivo,muito longe do conformismo.A literatura espírita,inclusive em uma caso de um autor americano respeitado me esclarece que não há conformismo,existe luta e muita.Não há fórmulas,por isso prefiro outros ilusionistas clássicos como Cervantes,no tom quixotesco,gosto de Schopenhauer,o movimento Niilista,Cecília Meirelles e outros mais.
E olha não estou estagnada!Apenas não aceito qualquer coisa,tenho fidelidade com pessoas.E tenho até recebido convites de amigos de clientes para até um possível namoro!A turma da loja está torcendo muito por isso.
Mas me responda o que preciso de grande esforço para superar?Gostaria muitíssimo de debater essa opinião com você.
Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Sabe, eu acredito sim que os livros de auto-ajuda podem ajudar... De um lado aqueles que os escrevem, isso é fato, e se forem bons, melhor ainda, mais serão ajudados... Mas em contrapartida, penso que quem lê também lucra de alguma forma... É que cada um recebe a informação de um modo... Não quero dizer com isso que os livros de auto-ajuda contenham uma fórmula mágica que vá livrar o leitor de todos os problemas... Mas em alguns, ajuda a amenizar, mostrar uma outra direção pra quem tá perdido... Penso que o ruim não é o livro de auto-ajuda em si, mas a forma como quem lê interpreta o que tá escrito...